domingo, 25 de novembro de 2012

Comentários

Comentei nos blogs:
Victória Rechden - http://victoriarechden.blogspot.com.br/
Luan Ravi - http://luan-ravi.blogspot.com.br/

Física


            A energia é uma das duas grandezas físicas necessárias. Alguns autores dizem que a energia não é algo que podemos definir, mas mesmo assim diz que não sabemos o que ela é porem sabemos o que ela não é. Ela está ligada diretamente com nosso cotidiano, necessitamos dela 24 horas por dia, podemos dizer.
            A energia pode vir de muitos meios naturais, como do sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, esses meios são denominados de fontes renováveis. Essas formas de obtenção de energia são consideradas limpas por não prejudicar o meio ambiente. Há outros tipos de obter energia como, energia nuclear, mecânica, sonora e luminosa.
            Em minha opinião a forma de energia que menos prejudica o ambiente é a energia eólica, pois ela é obtida através do vento e captada por “cataventos enormes”, porem ela não é considerado tão importante quanto a nuclear e energia vinda de hidrelétrica. A energia solar também seria uma energia que não prejudica muito o meio ambiente, mas ela é muito cara de se manter e é poucas as pessoas que podem adquirir o painel solar em suas casas. Se as pessoas pudessem se conscientizar e der mais valor a essas energias limpas, talvez consigamos mudar o rumo do meio ambiente e preservá-lo. 


domingo, 11 de novembro de 2012

Comentários

Comentei nos blogs:
Fernanda Lima - http://blogdafernanda2012.blogspot.com.br/
Luan Ravi - http://luan-ravi.blogspot.com.br/
Thaís Rohde - http://thaisrohde.blogspot.com.br/

Biologia


   As células tronco são células capazes de se replicar possuindo o potencial de se diferenciar em vários tecidos. Elas podem se classificar em: totipotentes, pluripotentes, oligotentes e unipotentes. Vem de natureza humana ou embrionária e podem ser obtidas por meio de clonagem, através do corpo humano e de embriões descartados. 
    A célula totipotente é capaz de se diferenciar em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano. Elas são encontradas no embrião nas primeiras fases de divisão, corresponde 3 a 4 dias de vida. A célula pluripotente é capaz de diferenciar-se em quase todos os tecidos do corpo humano, com excessão da placenta e dos anexos embrionários. É encontrada a partir do 5° dia de vida na fase denominada blastocistos.  A célula oligotentes não se diferencia em muitos tecidos. A célula unipotentes se diferencia em apenas um tecido. De natureza adultas são removidas da medula óssea, sangue, fígado, placenta etc. Estudos demonstram que a capacidade de diferenciação dessas células é limitada e que a maioria dos tecidos humanos não podem ser obtidas a partir delas. Já as de natureza embrionária só podem ser encontradas em embriões humanos e possuem alto poder de diferenciação. 
  As células tronco podem ser obtidas por meio de clonagem terapêutica que consiste de uma técnica de manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo da célula já diferenciada para um óvulo sem núcleo. Por meio do corpo humano as células são fabricadas em alguns tecidos do corpo como a medula óssea, sistema nervoso e epitélios, mas possuindo limitações quanto a diferenciação. De embriões descartados através de clínicas de reprodução assistida. São utilizadas para tratamento de muitas doenças como a leucemia e algumas correções articulares.
  Deveria haver um investimento maior nas pesquisas das células tronco, pois não são muitas que possuem o poder de regeneração e se transformar em outras possibilitando o tratamento de algumas doenças. Ela pode salvar a vida de muitas pessoas que até anos atrás não tinham mais esperança.