quinta-feira, 28 de junho de 2012

Biologia


A “Pegada Ecológica” indica a quantidade de terra e água que seria necessário para sustentar as gerações atuais com nossos mesmos costumes. O ecologista e professor William Rees em 1992 foi o primeiro a utilizar o termo e em 1995 criou junto com o coautor Mathis Wackernagel o livro Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth. Atualmente é utilizada como indicador de sustentabilidade ambiental. O resultado da pegada de uma população tecnologicamente avançada é a maior já calculada. Os “ecovilas” estão conscientizando as pessoas de diminuir a sua pegada ecológica para darmos uma vida melhor a nossas próximas gerações.
“O nível da poluição ambiental no planeta é igualada ao de burrice dos homens.” – Edy Gahr
Posso dizer que minha Pegada Ecológica poderia ser melhor. Verificando os resultados vejo que meu maior erro é na parte de alimentação. O consumo em excesso de carne, compra de alimentos exportados, etc. Se todos vivessem como o mesmo estilo de vida que eu seria necessário uma capacidade de regeneração de um planeta por ano, precisaria de 1.7 hectares de globais da área bioprodutiva do planeta Terra. Para mudar a minha pegada, teria que ser radical em meus hábitos. Não consumindo tantos produtos industrializados fora do Brasil, diminuir no consumo de energia e até mesmo em trocas de eletrodomésticos.
            Temos que mudar nossos hábitos em relação ao planeta. Precisamos garantir uma melhor vida para o futuro. Com o avanço tecnológico e a não conscientização atual está muito difícil mudar isso. Se cada um fizer sua parte, mesmo que pouco, vamos conseguir um bom avanço. Salvem o PLANETA!
            “Para ajudar o planeta é preciso assumir responsabilidade, mudar hábitos, transformar o cotidiano.” – Natalia Alves

3 comentários:

  1. Eu gostei muito das frases que você citou. Principalmente a do Edy Gahr, parece um pouco agressiva, mas é a realidade. Se o animal mais inteligênte do planeta destroi sem próprio habitat é sinal de que realmente há muitas coisas erradas. Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da forma em que percebeu seu erro, e realmente, estas frases estão mostrando a realidade de nosso mundo. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Essa frase da Natalia Alves fechou perfeitamente a sua conclusão, pois precisamos assumir essa responsabilidade, mudar hábitos e transformar o nosso cotidiano para podermos cuidar do nosso planeta. Parabéns!

    ResponderExcluir